Não sendo, à partida, o local que mais me atraía conhecer, a EXPO 2020 despoletou em mim a curiosidade de visitar este destino e de o incluir na programação do CLUB AF. Para preparar esse programa desloquei-me ao Dubai no início de dezembro. Não gosto de improvisos nem de surpresas menos boas.
As minhas primeiras impressões não poderiam ser melhores, a começar pelo tratamento e qualidade do serviço da tripulação da companhia aérea EMIRATES, fazendo esquecer as cerca de 07 horas de viagem.
No destino, utilizamos sempre o metro para nos deslocar pela cidade, um transporte barato (5 dirhams =1,25€), eficaz, moderno e confortável. Encontramos uma cidade limpa, não só nos locais turísticos, segura tanto de dia como de noite, pessoas educadas, amáveis, sempre dispostas a ajudar-nos.
Nestes 5 dias, visitamos os icónicos desta cidade ultramoderna e luxuosa, onde modernidade e tradição continuam a coexistir. Começámos pela torre mais alta do mundo Burj Kalifa com os seus 828 metros de altura e os seus 160 andares, subimos até ao 125º andar para desfrutar da panorâmica envolvente; o Dubai Mall, o maior centro comercial do Dubai e de onde pudemos assistir ao maravilhoso espetáculo das fontes que dançam ao som de conhecidas melodias; Palma Jumeirah com o seu luxuoso hotel Atlantis The Palm e um agradável passeio pela Dubai Marina. Estando num país árabe, não podíamos deixar de visitar na parte mais antiga da cidade: os característicos Souk do Ouro, dos Tecidos e das Especiarias, cruzámos o Creek (rio) num barco típico, chamado Abra para chegar ao Forte Al Fahidi, o edifício mais antigo da cidade que abriga o Museu do Dubai.
Não tivemos tempo para visitar, mas prometi que ficava para uma próxima o Jardim dos Milagres, o maior jardim do mundo com mais de 50 milhões de flores e 250 milhões de plantas.
Dedicámos um dia das 9h da manhã às 23h da noite para a EXPO 2020, não chegou para visitar todos os pavilhões que queríamos, mas por opção nossa preferimos privilegiar as visitas à cidade. No entanto, ainda conseguimos visitar 14 pavilhões e jantar no restaurante português Al Lusitano do Chef Chakall, no Pavilhão de Portugal, considerado o 3º melhor restaurante da Expo.
Vamos regressar em março de 2022 pois ainda há muito que ver… As inscrições estão abertas!
António Santos
Ce que nos associés ont fait au… groupement d’écoles Afonso de Albuquerque (GUARDA)